Pátio Vila Sônia recebe grafite por um mundo sustentável e inclusivo
Pátio Vila Sônia recebe grafite por um mundo sustentável e inclusivo
Com arte do Coletivo Subsistência, Linha 4-Amarela acolhe mais uma manifestação artística, agora com temática ambiental
São Paulo, abril de 2022 – O Coletivo Subsistência apresenta sua arte para a decoração do Bloco D2 do Pátio Vila Sônia da Linha 4-Amarela de metrô. A intenção do grupo é levar cor ao local e, com isso, surpreender e instigar os passageiros que circulam pela Estação Vila Sônia e seu entorno. A arte tem uma “pegada ambiental”, segundo o grafiteiro André Ricardo Siqueira, conhecido com Duck, integrante do grupo, por isso foi realizada em três tons de verde, para que as pessoas reflitam sobre a natureza e o meio ambiente.
Formado por artistas da região da Raposo Tavares, local próximo à estação, na zona oeste de São Paulo, o Coletivo Subsistência firmou parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, para levar arte e cultura para o muro.
A proposta é que o grafite, executado numa área total de 910 metros quadrados, em prédio de 10 metros de altura, permaneça instalado pelo período mínimo de 6 meses, a exemplo de outros trabalhos similares já realizados em locais cedidos pela Linha 4-Amarela.
“Essa intervenção só vem confirmar o interesse da ViaQuatro em fomentar a arte urbana em seus muros, com temas relevantes”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.
O trabalho realizado pelo Coletivo Subsistência está situado na Rua Heitor dos Prazeres, 320 – Vila Sônia, Pátio Vila Sônia. Como esse, são vários os locais que receberam arte urbana ao longo da Linha 4-Amarela, demonstrando a vocação da concessionária em acolher esses projetos.
Ao longo dos últimos anos, vale destacar os murais já realizados ao ar livre com apoio da ViaQuatro: "Grafite para Heróis", da artista Priscila Barbosa, em homenagem a profissionais da saúde, em muro de área operacional da ViaQuatro na Avenida Rebouças; mural do artista Tito Ferrara em homenagem aos povos indígenas afetados pela pandemia, parte da iniciativa Verificado, da ONU, em muro na Rua da Consolação; outro mural do artista Tito Ferrara, esse para a campanha "Doe Sangue. Salve Vidas!", está localizado no canteiro central da Estação Pinheiros, entre as pistas expressa e local da Marginal Pinheiros; mural do artista Vespa ocupa o muro do Pátio da Vila Sônia, com o tema #ABRACEORARO, em alusão a pessoas com doenças raras – está localizado na Av. Eliseu de Almeida; mural “Metamorfose”, do artista Milo Tchais, na Estação São Paulo-Morumbi, em apoio aos familiares e amigos de vítimas da covid-19 no Brasil.
Serviço:
Arte do Coletivo Subsistência – Pátio Vila Sônia - Linha 4-Amarela