Combate ao abuso e exploração sexual de menores
São Paulo, 19 de junho de 2024 – ViaQuatro e a ViaMobilidade, responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, passaram a exibir nos trens, desde o início do mês, vídeos com dicas para ensinar ao público a reconhecer sinais de abusos em menores. Mudanças de humor, alterações no sono, gritos, choros e marcas no corpo estão entre os alertas. O Disque 100 é o canal de denúncia gratuito.
A campanha é um apoio à ação “Não Se Cale”, do Tribunal de Justiça de São Paulo, iniciada no mês passado, no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, para alertar a sociedade contra o abuso e exploração de crianças e adolescentes.
De acordo com dados do TJ-SP, o número de processos que apuram casos de estupro contra crianças e adolescentes no Estado de São Paulo cresceu quase 50% comparando os anos de 2018 (com 6.977 ações distribuídas) e 2023 (10.439 ações).
Os números do órgão revelam também que somente nos quatro primeiros meses de 2024 já foram distribuídos 3.315 processos de estupro contra crianças e adolescentes. Mesmo com dados tão alarmantes, há ainda a indicação de um quadro de subnotificação.
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Sobre a ViaMobilidade
A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações e atende a Zona Sul de São Paulo, de Capão Redondo a Chácara Klabin. Ela se integra ao Metrô na Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) e na Estação Chácara Klabin (Linha 2-Verde) e aos trens metropolitanos (Linha 9-Esmeralda) na Estação Santo Amaro. Já a Linha 17-Ouro, quando concluída pelo Governo do Estado de São Paulo, terá oito paradas entre as estações Morumbi e Jardim Aeroporto, com integrações à Linha 5-Lilás, na Estação Campo Belo, e com a Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos, na Estação Morumbi.
Informações à imprensa
FSB Comunicação
mobilidade@fsb.com.br