Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Setembro Amarelo terá jogo online e experiência imersiva

01/09/2021

Setembro Amarelo terá jogo online, experiência imersiva e informação sobre saúde mental nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô

Movimento Falar Inspira Vida, que tem como proposta conscientizar o público sobre depressão, inova com ferramenta com ativação presencial na Estação Paulista; proposta é informar sobre o transtorno, gerar empatia e estimular a busca por tratamento especializado

 

São Paulo, setembro de 2021 – Setembro, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental, chega trazendo para as estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô o “Movimento Falar Inspira Vida”. A campanha é uma parceria da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, respectivamente, com a Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson e líder do movimento.

Este ano, a iniciativa inova trazendo a “Jornada do Acolhimento – Inspirando o cuidado com a depressão”. A ação conta com um jogo online que aborda os desafios que fazem parte da realidade de 12 milhões de brasileiros que sofrem com depressão, o transtorno psiquiátrico mais frequentemente associado ao suicídio. Por isso a urgência em se ter o diagnóstico correto e ágil, além do tratamento adequado.

O jogo, desenvolvido por especialistas em saúde mental e associações de pacientes, pretende estimular a busca por ajuda médica e a empatia por meio de uma linguagem lúdica, aproximando o tema da realidade de cada um. Para tornar a experiência ainda mais imersiva, uma ilha interativa está instalada na Estação Paulista (Linha 4-Amarela), onde o público é convidado a derrubar estigmas e aprender mais sobre a importância do acolhimento para pessoas com depressão. O jogo utiliza tecnologia por sensores sem contato físico, que captam movimentos, oferecendo segurança aos participantes.

Completando as ações pelo Setembro Amarelo, na Estação Paulista duas escadas fixas estão adesivadas com frases que alertam para a depressão. Além disso, nos nichos de leitura das 27 estações que compõem a Linha 4-Amarela e a 5-Lilás estão disponíveis cartilhas com conteúdo que abordam o transtorno e apresentam formas de tratar o tema. Nas estações também podem ser vistos painéis informativos chamando atenção para a campanha.

“Esse ano o Falar Inspira Vida pretende ser um agente que não apenas conscientiza, mas também disponibiliza instrumentos para ajudar na mudança de comportamento de pacientes e médicos frente à depressão”, explica Fábio Lawson, psiquiatra e diretor médico da Janssen.

“Um tema tão delicado como esse pede muita atenção e informações confiáveis, o que encontramos no material oferecido pelo parceiro”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e ViaMobilidade, reforçando que as concessionárias procuram sempre estar atentas ao bem-estar de todos os que circulam diariamente pelas duas linhas.

 

A origem do Setembro Amarelo:

O movimento de conscientização sobre o suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo. Porém, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente nem a família nem os amigos de Mike perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

 

Serviço:
Setembro Amarelo - Movimento Falar Inspira Vida: de 1 a 30 de setembro

Game na Estação Paulista – Linha 4-Amarela
Escada adesivada na Estação Paulista – Linha 4-Amarela
Distribuição de cartilhas nos nichos de leitura de todas as estações da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás
Painéis informativos

Ver mais notícias