Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Semana do Meio Ambiente na ViaQuatro e ViaMobilidade

30/05/2022

ViaQuatro e ViaMobilidade promovem ações especiais para a Semana do Meio Ambiente

Iniciativas com foco em temas ambientais estarão presentes ao longo de junho nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens

 

São Paulo, junho de 2022 – Celebrada entre os dias 31 de maio e 05 de junho, a Semana Nacional do Meio Ambiente busca ampliar a discussão sobre a preservação e os cuidados necessários com o patrimônio natural do Brasil. Para reforçar a importância da mensagem aos passageiros que circulam pelas suas estações, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, oferecem ações especiais e exposições temáticas até o fim do mês.

Nas duas linhas de metrô o público contará com a presença da equipe socioambiental do Programa Novo Rio Pinheiros, que atua na região do Alto Pirajuçara, para mais informações e dicas práticas sobre o cuidado com o meio ambiente, como economia de água e limpeza da caixa d'água, além de novidades sobre a despoluição do Rio Pinheiros. Sempre das 10h às 16h, na Linha 5-Lilás a ação passará pelas estações Vila das Belezas, no dia 06, Capão Redondo, no dia 07, e Campo Limpo, no dia 08. Na Linha 4-Amarela a iniciativa desembarca nas estações São Paulo-Morumbi, no dia 09, e Faria Lima, no dia 10.

Quem circular especificamente pela Estação Vila Sônia até dezembro deste ano poderá contribuir com a campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio. Além de conscientizar sobre os benefícios que a reciclagem traz ao meio ambiente, o material arrecadado pela Associação Cultural “Juntos Somos Mais Fortes” será revertido em prol de pessoas com deficiência física que não têm condições de comprar equipamentos de acessibilidade, como cadeiras de rodas.

Já na Estação Butantã, até 31 de julho poderão ser descartados corretamente embalagens plásticas, um dos itens que mais poluem córregos, rios e oceanos mundo a fora. O conteúdo arrecadado será destinado pelo Instituto Limpa Brasil a uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis.

Ainda na Linha 4-Amarela os passageiros poderão conferir a exposição “Nas Asas da Conservação”, instalada na Estação São Paulo-Morumbi entre 04 a 30 junho. Nos painéis é possível ver a beleza da arara-azul-grande e da arara-canindé em ninhos monitorados pelo projeto de conservação do Instituto Arara Azul.

Na Linha 5-Lilás o tema também está presente em mostras fotográficas. Na Estação Moema, entre 04 e 30 de junho, a exposição “Só Você Muda. Juntos, a Gente Transforma” traz em 20 painéis alguns registros da trajetória do Greenpeace Brasil, organização que completa 30 anos em 2022 e se tornou referência no ativismo ambiental no país.

Em outra ação, até o dia 15 de julho as estações Capão Redondo e Campo Limpo funcionarão como pontos de descartes de óleo de cozinha usado. A parceria com a RetiÓleo, empresa de preservação do meio ambiente, irá reciclar o conteúdo descartado e transformar em biodiesel. O valor arrecadado com a venda será destinado à ABAPE (Associação Batista da Penha), associação que atua com projetos que visam a garantia de direitos de crianças, adolescentes e suas famílias.

Já na Linha 9-Esmeralda o público também poderá conferir duas exposições sobre o assunto: “As cores da Mata-Atlântica”, parceria com a ONG Save Brasil que levará para a Estação Primavera Interlagos, entre 04 e 30 de junho, imagens de espécies de aves que vivem na Mata Atlântica, e “Meio Ambiente em Cartuns”, uma série de desenhos do ilustrador do Luciano Meskita que usa o humor para retratar situações de degradação ambiental e estará instalada na Estação Grajaú no mesmo período.

 

 

Serviços – Semana Nacional do Meio Ambiente

Dicas sobre o cuidado com o meio ambiente - Equipe socioambiental do Programa Novo Rio Pinheiros, região do Alto Pirajuçara

Das 10h às 16h

06/06 – Estação Vila das Belezas (Linha 5-Lilás)

07/06 – Estação Capão Redondo (Linha 5-Lilás)

08/06 – Estação Campo Limpo (Linha 5-Lilás)

09/06 – Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela)

10/06 – Estação Faria Lima (Linha 4-Amarela)

 

Campanha de arrecadação de lacres de latinhas de alumínio

Até 31 de dezembro – Estação Vila Sônia (Linha 4-Amarela)

 

Campanha de arrecadação de embalagens plásticas

Até 31 de julho - Estação Butantã (Linha 4-Amarela)

 

Exposição “Nas Asas da Conservação”

De 04 a 30 de junho - Estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela).

 

Exposição “Só Você Muda. Juntos, a Gente Transforma”

De 04 a 30 de junho – Estação Moema (Linha 5-Lilás)

 

Campanha de arrecadação de óleo de cozinha usado

Até 15 de julho – Estações Capão Redondo e Campo Limpo (Linha 5-Lilás)

 

Exposição “As cores da Mata-Atlântica”

De 04 a 30 de junho - Estação Primavera Interlagos (Linha 9-Esmeralda)

 

Exposição “Meio Ambiente em Cartuns”

De 04 a 30 de junho - Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda)

Ver mais notícias