Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Estação Higienópolis-Mackenzie recebe exposição QAFETOTAFETA

28/10/2021

Estação Higienópolis-Mackenzie recebe exposição QAFETOTAFETA, que enaltece o amor entre a população negra

Fotógrafa Ellen De Melo propõe debate sobre sensibilidade e amor por meio de fotografias de casais afrocentrados expostas na Linha 4-Amarela

 

São Paulo, novembro de 2021 – A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, recebe entre os dias 5 e 30 de novembro, a exposição QAFETOTAFETA.

Como o próprio nome sugere – “que afeto te afeta” -, a ideia da exposição é enaltecer o amor entre a população negra, em todas as suas formas. Além de trazer imagens de casais, famílias e autorretratos, as fotografias também apresentam o amor-interior. Cada expositor terá uma foto e uma frase, poesia ou música que remete ao amor.

“QAFETOTAFETA traz sensibilidade, acalanto e manifesta dores também. A população negra é desumanizada o tempo todo. Sempre imposto o lugar de pessoas invencíveis, fortes a todo custo, e isso é cruel demais. O que ninguém conta é que também temos sentimentos, somos vulneráveis, sensíveis e muito dignos de afeto e de amor", explica Ellen De Melo, autora das fotografias.

A exposição faz parte do projeto “Mês da Consciência Negra”, que tem como objetivo dar voz e visibilidade aos artistas negros espalhados por São Paulo. Por meio da arte, a ViaQuatro quer dar protagonismo para exposições e artes de pessoas negras, como designers, pintores e fotógrafos, trazendo o protagonismo para as exposições, a fim de dar espaço para que esses artistas se comuniquem com os passageiros que passam pelas estações da Linha 4-Amarela.

“Com exposições como a QAFETOTAFETA, a ViaQuatro abre espaço para artistas suscitarem, por meio da arte, o debate sobre a diversidade racial e as construções sociais”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.

A primeira a receber a exposição é a Estação Higienópolis-Mackenzie, em novembro, mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra – uma referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. A data, 20 de novembro, é lembrada nacionalmente como representativa da luta da população negra contra o racismo.

Em seguida, QAFETOTAFETA, composta por 20 telas, segue para a Estação Paulista, onde ficará exposta entre 03 de dezembro a 03 de janeiro.

 

Serviço – QAFETOTAFETA:

Estação Higienópolis-Mackenzie: De 5 a 30 de novembro

Estação Paulista:  de 3 de dezembro a 3 de janeiro

Ver mais notícias