Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ViaQuatro traz a arte de Uberê Guelé para suas estações

02/08/2021

ViaQuatro traz a arte de Uberê Guelé para estações da Linha 4-Amarela

Exposição de retratos que expressam a ancestralidade do artista pode ser vista de agosto a outubro nas estações Faria Lima, Paulista e Fradique Coutinho, respectivamente

 

São Paulo, agosto de 2021 – O multiartista Uberê Guelé, nascido e criado no bairro do Campo Limpo, zona sul de São Paulo, expõe seus trabalhos, de diferentes linguagens e estéticas, na mostra “Cambada”, realizada em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô.

Guelé encontra nos retratos uma maneira de expressar a relação que cultiva com sua ancestralidade, e com os desdobramentos da mesma, em dor e beleza. Os rostos que caracterizam essa mostra talvez sejam afirmações de uma humanidade, explica: “Existo, resisto, sou um ser humano vivo e mereço ser tratado como tal”, diz.

Ou talvez sejam uma recusa: se deformando em máscaras, uma vontade de ser figura, ser espírito, encantado, negar ser um indivíduo ocidental. “São denúncias, carrancas, cazumbas, amuletos, lembranças. Choram e riem, às vezes ao mesmo tempo”, afirma o artista.

“Cambada”, palavra de origem banto, do quimbundo “kamba”, significa “camarada”. No português brasileiro ganha conotação pejorativa. “Cambada é o conjunto dos camaradas que me habitam”, diz Guelé.

“Essa mostra apresenta ao público um artista ainda pouco conhecido, mas com grande potencial, e faz parte das ações da ViaQuatro, que tem, como proposta, oferecer a quem circula por suas estações cultura, arte, diversidade”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também será divulgada nas páginas oficiais da concessionária no Facebook (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP/).

 

Dia da Mulher Negra - Dentro da temática da ancestralidade negra, a ViaQuatro segue, ao lado da ViaMobilidade (concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô), prestando homenagem às mulheres negras, latino-americanas e caribenhas, por ocasião de seu dia, celebrado em 25 de julho. Na Estação Luz (Linha 4-Amarela) e na Estação Adolfo Pinheiro (Linha 5-Lilás), escadas estão adesivadas com mensagens de combate ao racismo e ao sexismo. A ação permanece até 18 de agosto.

 

 

Serviço – Exposição “Cambada” – Linha 4-Amarela

Estação Faria Lima – de 4 a 31 de agosto

Estação Paulista – de 3 a 30 de setembro

Estação Fradique Coutinho – de 2 a 31 de outubro

Ver mais notícias