Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

ViaQuatro e ViaMobilidade apoiam luta contra a homofobia

17/05/2021

Estações Paulista (Linha 4-Amarela) e Moema (Linha 5-Lilás) recebem campanha pelo respeito à diversidade

 

São Paulo, maio de 2021 – O Dia Internacional contra a LGBTIfobia, celebrado em 17 de maio, será lembrado com uma campanha em estações da ViaQuatro e ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente.

A partir de segunda-feira, dia 17, até o final do mês, as 27 estações receberão cartazes desenvolvidos pelo artista gráfico Beto Cavalcante. As artes interpretam e transformam quadros clássicos com informações sobre direitos da população LGBTI+. Entre esses estão o direito ao nome social, casamento civil, direito à vida, à segurança.

Nas estações Paulista (Linha 4-Amarela) e Moema (Linha 5-Lilás) as escadas serão decoradas com as cores do arco-íris, símbolo do movimento LGBTI+. O dia 17 de maio ficou marcado como o Dia Internacional contra a Homofobia porque, nessa data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), uma grande conquista que inclui também transgêneros, travestis e bissexuais.

O dia ganha importância no Brasil no sentido de incentivar o respeito à comunidade LGBTI+, pois o país está em primeiro lugar entre os que mais matam pessoas por homofobia e transfobia. Apenas em 2020, foram 445 crimes motivados por discriminação, de acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), dado que se acredita estar subestimado.

 “A data é um dia de conscientização contra o preconceito, a violência e pelo respeito à diversidade, temas que fazem parte de várias ações desenvolvidas pela ViaQuatro e ViaMobilidade”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

 

Campanha de combate à homofobia

Dias 17 e 31 de maio – cartazes e vídeos nas estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás

 

Ver mais notícias