Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Respire Agosto alerta para o câncer de pulmão

16/08/2021

Campanha Respire Agosto alerta para o câncer de pulmão em monitores de trens e estações da ViaQuatro e ViaMobilidade

Veiculação ocorre até o final do mês, quando é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, um dos principais fatores de risco para a doença

 

São Paulo, agosto de 2021 – Qualquer pessoa pode ser diagnosticada com câncer de pulmão, doença que apresenta 1,7 milhão de novos casos por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão foi o terceiro em incidência nos homens e o quarto entre as mulheres. Com relação à taxa de mortalidade, em 2019 o câncer de pulmão foi o primeiro entre os homens e o segundo entre as mulheres.

É importante estar atento aos sintomas e aos fatores de risco e procurar orientação médica o quanto antes se apresentar tosse persistente, falta de ar e cansaço, entre outros sinais. Essas informações serão veiculadas de 16 a 31 de agosto nos monitores das estações e dos trens da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente.

A iniciativa faz parte da campanha Respire Agosto que o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) criou para alertar sobre esse tipo de tumor. Agosto foi instituído como o mês de conscientização sobre o câncer de pulmão, pois no dia 29 é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo – o hábito de fumar é uma das principais causas da doença.

Um câncer de pulmão pode não ser igual ao outro, por conta de fatores genéticos, mas os sintomas podem ser os mesmos. Quem fuma e tem histórico de casos na família deve ficar mais atento. Atualmente já existem testes para identificar os diferentes tipos da doença. A precisão no diagnóstico é importante para definir o tratamento mais adequado.

“O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre a importância de conhecerem a doença, seguir as recomendações de prevenção e chamar a atenção de que ela também pode se desenvolver em quem não é fumante ou fumante passivo”, diz Marlene Oliveira, fundadora e presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

“Cuidar da saúde é essencial, por isso as concessionárias sempre se dão espaços a campanhas e mostras com esse tema, indo além de oferecer um transporte confiável a todos os passageiros”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro e da ViaMobilidade. A campanha também será veiculada no Instagram e Facebook das concessionárias.

 

Serviço:

Campanha Respire Agosto – veiculada nos monitores dos trens e estações das

linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô: de 16 a 31 de agosto.

Ver mais notícias