Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Reciclo Beleza: posto de coleta para produtos de beleza usados

08/04/2022

Estação São Paulo-Morumbi recebe posto de coleta para embalagens usadas de produtos de beleza

Iniciativa conta com parceria da Reciclo Beleza Sustentável, com impacto positivo em questões socioeconômicas

 

São Paulo, abril de 2022 – Como descartar corretamente embalagens de produtos de beleza, perfumaria e cosméticos? Para contribuir com a reciclagem pós-consumo, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, em parceria com a Reciclo Beleza Sustentável, instalou, na Estação São Paulo-Morumbi, um posto de coleta especialmente para esse fim: armazenar os resíduos descartados até a chegada de uma cooperativa para realizar a devida retirada.

O equipamento ficará à disposição do público até dezembro. A ideia é gerar impacto social por meio da logística reversa, economia circular e da reciclagem de embalagens, além de ajudar na percepção de valor dos passageiros quanto aos compromissos ambientais assumidos pela concessionária.

A ação visa também avaliar impactos ambientais pelos dados e indicadores mensais do volume coletado. Outro objetivo da iniciativa é retirar de aterros sanitários e lixões resíduos provenientes do segmento de beleza.

A máquina despertou a atenção da influencer da área de cosméticos Isabella Prado. “Para quem trabalha com beleza, ter um equipamento como esse nas proximidades de casa, como acontece comigo, é algo muito bom”. Segundo ela, muitas embalagens que a Reciclo Beleza aceita não são possíveis de serem descartadas em outros locais. “Saber que elas terão um destino adequado, sem poluir o meio ambiente, é muito tranquilizador para quem trabalha no setor e usa maquiagem diariamente”, diz Isabella.

Paola Tatto, fundadora da loja Banôh Cosmética Consciente, também comemorou a iniciativa. “É um projeto de logística reversa realmente incrível e o fato de o posto de coleta estar em uma estação de metrô é um dos aspectos mais positivos, pois atinge muitas pessoas”.

Na sua opinião, outra questão importante é que o equipamento facilita o descarte direto no ponto. “Isso faz com que sejam reduzidas etapas do processo de reciclagem, como a de coleta, por exemplo, o que também diminui impactos ambientais que seriam gerados no transporte e nas possíveis perdas desses materiais”, observa. A iniciativa, diz Paola, gera visibilidade e conscientização. “Aproxima as pessoas com os materiais e lixos que geram, o que nos faz repensar o consumo e nossas práticas”.

Segundo seus idealizadores, a proposta tem impacto socioeconômico positivo, gerando trabalho e renda por meio da parceria com cooperativas e associações de reciclagem e colabora ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

O equipamento é feito com placas provenientes de aparas de tubo de creme dental, sendo que sua composição é 75% plástico e 25% alumínio. O material que for arrecadado será retirado pela cooperativa responsável.

"Esta iniciativa mostra o compromisso da ViaQuatro com as questões ambientais e vai ao encontro dos nossos objetivos de oferecer aos clientes mais do que um transporte seguro e eficiente. Queremos sensibilizar o público para a importância de cuidar do meio ambiente”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

 

Serviço

Posto de coletora de embalagens de produtos de beleza

Local: Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela

Data: Até dezembro de 2022

Ver mais notícias