Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Os impactos negativos da poluição na vida das crianças

25/08/2021

“Livre para brincar lá fora”, campanha que alerta para os impactos negativos da poluição na vida das crianças, chega aos trens e monitores de vídeos das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô

Iniciativa foi desenvolvida pela Purpose Campaigns para engajar pais e mães em ações contra crise climática e destacar o Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio, celebrado em setembro

 

São Paulo, agosto de 2021 – Portas internas dos trens da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, receberam adesivos com mensagens alertando para o impacto da poluição do ar na rotina das crianças. Os passageiros também podem ver a campanha nos 1.446 monitores de vídeos dos trens e estações das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, da ViaMobilidade.

“Livre para brincar lá fora” tem como proposta mostrar que uma vida ao ar livre, sem poluição, é muito mais saudável. Para engajar pais, mães e responsáveis, o Instituto Alana e a Parents for Future lançaram em julho a #LivreParaBrincarLáFora (FreeToPlayOutside), uma campanha global de conscientização para tornar a poluição do ar mais visível para todos.

A ação, que pode ser acompanhada de 24 de agosto a 18 de outubro, ganha novo impulso por conta do Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio, comemorado em 16 de setembro. A inciativa veiculada nos trens e estações foi desenvolvida pela Purpose Campaigns, uma agência comprometida com estratégias de mobilização pública para chamar atenção sobre causas globais.

O que é e como é formada a camada de ozônio?

A camada de ozônio é uma camada de gás situada ao redor do planeta, localizada entre 20km e 35km de altitude. É responsável por garantir que todos os seres vivos da fiquem protegidos contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas emitidos pelo sol. Sem ela, provavelmente, não existiria vida.

Dado da ONU de 2010 aponta que a poluição do ar, proveniente de várias fontes, mata 7 milhões de pessoas por ano no mundo e causa problemas de saúde diversos, como asma e doenças cardíacas. Segundo a organização, 93% das crianças do mundo respiram um ar com níveis de poluição acima do recomendado.

“A solução está em pararmos o problema na fonte, ou seja, nos escapamentos, chaminés e queimas de onde saem a maioria desses poluentes. Esperamos, com essa iniciativa, chamar a atenção sobre a urgência de construir um mundo no qual as crianças possam respirar ar limpo”, alerta JP Amaral, coordenador do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.

“A campanha integra uma série de ações que ViaQuatro e a ViaMobilidade realizam como forma de colaborar para uma vida com mais qualidade para todos, indo além de transportar pessoas com segurança e conforto”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

 

Serviço:

Campanha Livre para brincar lá fora: de 24 de agosto a 18 de outubro, na Linha 4-Amarela (portas adesivadas e monitores de vídeo) e na Linha 5-Lilás (nos monitores de vídeo)

 

Ver mais notícias