Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Insuficiência cardíaca: alertas sobre prevenção e tratamentos

14/09/2021

Totem na Estação São Paulo-Morumbi alerta para prevenção e tratamento da insuficiência cardíaca  

Instalação fica até o final de setembro, em comemoração ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29

 

São Paulo, setembro de 2021 – Na Estação São Paulo-Morumbi, uma escultura de 2 metros de altura, com as letras IC (insuficiência cardíaca), chama atenção dos passageiros para uma das principais doenças do coração. A iniciativa é do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), em parceria com a  ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela.

Também conhecida por doença do coração fraco, a insuficiência cardíaca é resultado de diversas agressões provocadas no órgão. É caracterizada pela incapacidade do coração de bombear adequadamente o sangue para o resto do corpo, comprometendo o funcionamento do organismo.

Entre as causas da insuficiência cardíaca estão pressão alta, diabetes, tabagismo, sedentarismo e dieta muito calórica, entre outras. “Trata-se de uma doença séria, e, pelo fato de os pacientes não a reconhecerem como uma doença crônica e hesitarem em aderir ao tratamento, ela pode provocar morte súbita”, afirma Ariane Macedo, cardiologista e membro do comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida. Mas com diagnóstico precoce e tratamento correto é possível reverter a doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo o LAL, o número de indivíduos que morrem de insuficiência cardíaca quando chegam ao hospital no Brasil é duas vezes mais alto do que nos Estados Unidos e três vezes mais elevado em relação à Europa, por isso a importância da campanha e do alerta. Junto à escultura, num totem próximo, estão disponíveis informações sobre a doença, especialmente suas formas de prevenção. Para mais dados sobre o tema, o passageiro pode acessar o site do LAL, por meio de um QRCode no totem.   

“A ViaQuatro vai além de oferecer um transporte seguro: a concessionária tem como meta levar informações ao público que contribuam com sua qualidade de vida, e nada mais importante do que cuidar da saúde do coração”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária. 

 

Serviço:

Campanha de Combate à Insuficiência Cardíaca

Estação São Paulo-Morumbi: entre os dias 20 e 30 de setembro

Ver mais notícias