Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Exposição dos direitos da população LGBTQIA+

01/06/2021

Conquista dos direitos civis da população LGBTQIA+ é tema de exposição na Estação Paulista da Linha 4-Amarela de metrô

Ilustrações homenageiam pessoas envolvidas na luta pelo respeito à diversidade

 

São Paulo, junho de 2021 – No mês em que se celebra a diversidade de gênero, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, traz histórias, fotos e ilustrações de pessoas que fazem parte da história da luta pela garantia dos direitos da população LGBTQIA+.

Intitulada “Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito”, a exposição, que conta com curadoria de Maurício Coutinho, apresenta ao público desde a comemoração de 20 anos da Lei 10.948/2001, que criminaliza a homofobia e transfobia, até as conquistas como o direito à união estável, ao uso do nome social e à doação de sangue por homossexuais, entre outras.

Entre os homenageados estão Salete Campari, ator transformista; Lili Vargas, com 71 anos, eleita Embaixatriz das Trans; Alberto Silva, diretor da Casa Florescer de acolhimento de transexuais e travestis, Silvetty Montilla, ator, humorista e considerada a maior drag queen do país e Leão Lobo, jornalista, ator, e um dos maiores defensores da causa LGBTQIA+, criador do bordão “Dignidade Já”.

Os nomes foram selecionados pelo seu engajamento na luta pela comunidade LGBTQIA+. O artista Luciano Meskita fez uma reinterpretação das imagens, criando “cartuns pop” para homenagear as pessoas citadas. A mostra tem ainda a consultoria da advogada Iolanda Aparecida Mendonça, especializada na questão LGBTQIA+.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro, o tema exige atenção. “Nossas estações são mais que um lugar de passagem, e podemos contribuir para dar visibilidade a essas importantes conquistas e sensibilizar para o respeito à diversidade”, afirma.

Em breve, a exposição estará também disponível nas páginas oficiais da concessionária no Facebook e Instagram, @ViaQuatroSP.

Junho é o mês mundialmente conhecido como o momento de celebrar a luta contra a discriminação e a garantia dos direitos de cidadania dos gays, lésbicas, travestis e transexuais – em 28 de junho é lembrada a Rebelião de Stonewall, ocorrida em 1969 em Nova York. Naquela data, a comunidade se posicionou contra uma série de invasões da polícia ao bar Stonewall, frequentado predominantemente por homossexuais, que sofriam represálias por parte das autoridades.

 

Serviço:

Exposição “Diversidade de Gênero – Cidadania & Respeito” – Linha 4-Amarela

Estação Paulista – de 3 a 30 de junho

Ver mais notícias