Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Dia 6 de junho é o dia Nacional do Teste do Pezinho

28/05/2021

Dia 6 de junho é o dia Nacional do Teste do Pezinho; mostra na Estação Luz chama atenção para a importância do exame ampliado

Exposição organizada pelo Instituto Vidas Raras traz depoimentos e informações sobre o tema; projeto de lei em tramitação prevê que o SUS seja obrigado a oferecer o teste completo

 

São Paulo, junho de 2021 – Junho Lilás marca o mês de conscientização sobre o teste do pezinho. Por ocasião da data, o Instituto Vidas Raras, em parceria com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, organizou uma mostra para conscientizar sobre a importância do exame ampliado. Um projeto de lei em tramitação prevê que o SUS seja obrigado a oferecer o teste completo.

A exposição, realizada em comemoração ao dia 6 de junho, Dia Nacional do Teste do Pezinho, conta com depoimentos de familiares de crianças que sofreram o impacto do diagnóstico tardio e daquelas que se beneficiaram com o exame realizado no período correto.

Lucélia Storary, mãe do Heitor, revela que o filho tem fenilcetonúria, doença detectada pelo teste básico, que exige dieta especial. Ele recebeu o diagnóstico aos 2 meses de vida e a família pôde prevenir as sequelas. Já no caso de Théo Carvalho Mangabeira, o diagnóstico tardio de acidúria glutárica tipo 1 causou perda de neurônios, com consequências para o seu desenvolvimento.

O teste do pezinho, que é simples e rápido de ser feito (basta uma pequena furadinha no calcanhar do recém-nascido para coleta de algumas gotas de sangue), detecta de forma precoce alterações que podem indicar doenças graves de nascença, algumas fatais. Por isso, a recomendação é que seja realizado entre o 3º e o 5º dia após o nascimento, possibilitando o início de um tratamento imediato. Na versão básica, ele rastreia seis doenças. Já a opção ampliada, oferecida apenas em serviços privados atualmente, inclui muitas outras, detectando até 53.

O Dia Nacional do Teste do Pezinho foi criado para reforçar a importância da realização do exame nos primeiros dias de vida do bebê, garantindo-lhe um futuro com mais saúde. “Toda criança tem direito à vida, a um diagnóstico precoce e a um tratamento adequado e imediato. Por isso, trabalhamos por muitos anos nessa causa, informando, conscientizando e pleiteando mudanças nesse sentido, para tornar o Teste do Pezinho Ampliado acessível a todos e não só a quem pode pagar por ele”, ressalta Amira Awada, diretora vice-presidente do Instituto Vidas Raras.

Para Juliana Alcides, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro, a exposição reforça a preocupação da concessionária em levar com frequência aos passageiros informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar.

 

Serviço 

Exposição “Teste do Pezinho – Junho Lilás” – Linha 4-Amarela

Estação Luz: de 3 a 30 de junho

Ver mais notícias