Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Aves brasileiras são atração em Faria Lima e Higienópolis

04/04/2022

Aves brasileiras são atração de abril e maio nas estações Faria Lima e Higienópolis, na ViaQuatro

Em parceria com a SAVE Brasil, exposição apresenta espécies ameaçadas de extinção e reforça o estado de urgência para protegê-las

 

São Paulo, abril de 2022 – Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, existem hoje no Brasil 1.971 espécies de aves, o que nos coloca no topo dos países com a maior biodiversidade de pássaros no globo – junto da Colômbia e do Peru. No entanto, o Brasil é uma das nações com mais espécies ameaçadas nas Américas: 166 estão globalmente ameaçadas de extinção, segundo a BirdLife International – principal organização de conservação de aves no mundo.

A exposição de fotos “Voos ameaçados” aproxima esse universo do público que circula pelas estações Faria Lima e Higienópolis, da Linha 4-Amarela de metrô de abril a maio. A mostra, realizada pela ViaQuatro e pela SAVE Brasil, é uma oportunidade para os passageiros conhecerem 19 espécies de aves que estão ameaçadas de extinção e que são beneficiadas pelo trabalho da organização.

“As aves têm papéis ecológicos fundamentais para o meio ambiente, como a dispersão de sementes, a polinização, e o controle de pragas. Conservá-las significa manter as florestas e outros ambientes naturais vivos”, diz Pedro Develey, diretor executivo da SAVE Brasil.

As fotografias da mostra foram clicadas por Amigos da SAVE Brasil, programa de engajamento de pessoas da organização que hoje conta com mais de 430 membros. Na exposição da ViaQuatro é possível ver aves das mais diversas cores e famílias, como o beija-flor-de-costas-violeta, a jacutinga, o pintor-verdadeiro, entre outras.

"A partir do momento em que as pessoas conhecem as espécies de passarinhos e têm uma proximidade maior, elas começam a cuidar desses animais", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro. “A conexão com as aves gerada pela exposição promove a conservação”, completa.

 

Serviço:

Mostra “Voos ameaçados” – Linha 4-Amarela

Estação Faria Lima: de 02 a 30 de abril

Estação Higienópolis: de 04 a 31 de maio

Ver mais notícias