Logo ViaQuatro

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Agentes de Atendimento e Segurança passam a usar bodycams

14/02/2022

Agentes de Atendimento e Segurança das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô passam a usar bodycams

Objetivo é ampliar a transparência nas relações entre passageiros e colaboradores

 

São Paulo, 14 de fevereiro de 2022 – Os agentes de atendimento e segurança da ViaQuatro e da ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, passam a portar câmeras de segurança acopladas ao corpo, conhecidas como bodycams, a partir desta segunda-feira (14).

Haverá dois agentes com bodycams por estação, tanto na Linha 4-Amarela como na Linha 5-Lilás. A utilização do equipamento, que registrará as ações da segurança diante das ocorrências nos trens e estações, tem por objetivo tornar mais transparente o trabalho realizado pelos agentes.

Eles receberam treinamento especializado para a utilização das bodycams. Entre as orientações, está a de o agente manter a câmera sempre no modo “stand by” quando estiver portando o equipamento em seu turno de trabalho. No momento em que ele for realizar qualquer abordagem, a câmera deverá ser obrigatoriamente acionada.

Ao longo das linhas, haverá pontos com uma base para descarregamento das imagens gravadas, que serão captadas pelo sistema, sob a coordenação do Centro de Controle Operacional (CCO) de cada linha, seguindo as normas de sigilo e privacidade de dados.

“A chegada das bodycams às concessionárias mostra a preocupação e o respeito que a ViaQuatro e a ViaMobilidade têm para com seus passageiros e colaboradores”, diz Maurício Dimitrov, diretor das concessionárias. “É mais um recurso no aprimoramento constante da prestação dos serviços, o que permitirá inovar em estratégias de atendimento”, completa.

Ver mais notícias