ViaQuatro lança identidade musical na Linha 4-Amarela de metrô
ViaQuatro lança identidade musical na Linha 4-Amarela de metrô
Tema musical e novos avisos sonoros passam a ser veiculados nos trens e estações a partir desta quinta-feira, 27 de abril
Para tornar a experiência de viajar na Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo ainda mais especial, a concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da linha, lança sua identidade musical a partir desta quinta-feira, dia 27. As inovações incluem uma música tema inédita que será tocada a cada duas horas e avisos sonoros com toque e linguagem personalizados.
Especialmente criada para a ViaQuatro, a música dá sonoridade para características atribuídas próprios usuários ao perfil da Linha 4-Amarela, como acolhedora, eficiente, transformadora e contemporânea. A melodia instrumental e acústica tem ritmo pop e suingado. Participaram da gravação uma banda completa, um coro de vozes femininas e até um cantor de “beat box”, especialista em vocalizar sons de percussão no gênero hip hop. Já o elemento retrô ficou por conta do fraseado executado em um instrumento clássico, o clarinete. O resultado é moderno e bem paulistano.
“Nosso objetivo é sempre aprimorar a prestação do serviço. Essas inovações pretendem aproximar ainda mais a ViaQuatro de seus 700 mil passageiros diários. A melodia cria uma atmosfera musical em todo o ambiente da Linha – suas estações e composições –, tornando o espaço mais acolhedor, confortável e amigável”, afirma Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro.
A ViaQuatro também personalizou suas mensagens sonoras, que indicam, por exemplo, as próximas estações e incentivam atitudes cidadãs, como aguardar o desembarque para entrar no trem e deixar as portas livres. Os avisos, em português e inglês, ganharam um tom mais leve e coloquial e foram gravados por vozes feminina e masculina. Os toques que antecedem os avisos foram inspirados na música tema.
A produtora Zanna Sound, especializada em sound branding, foi a responsável pela criação da identidade sonora da ViaQuatro. “A música deve ser capaz de entregar emoção, experiência, envolvimento e exclusividade. Nosso desafio é aumentar a intimidade entre a marca e os fãs dessa linha tão querida pelos paulistanos”, afirma Zanna, coordenadora do projeto artístico.